Para mapear as diversas formas de incentivar doações no check-out e medir a percepção dos consumidores sobre as empresas que oferecem essas ações, a MOL Impacto, com o patrocínio da B3 Social e da PwC e o apoio da Cause, realizou a 2ª edição da pesquisa “Varejo com causa: como redes varejistas impulsionam a doação no… Continuar lendo Varejo com causa: como redes varejistas impulsionam a doação no Brasil
Assunto da matéria: Cultura de doação
Pesquisa Doação Brasil 2022
A prática da doação vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja de dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado. Dois anos antes, a média era de 66%. A doação diretamente… Continuar lendo Pesquisa Doação Brasil 2022
Storytelling para ONGs
No nosso podcast o Aqui se Faz, Aqui se Doa, sempre falamos sobre o poder de boas histórias na hora de captar recursos e atrair doadores para as organizações do terceiro setor. No episódio #85 do podcast falamos sobre o material exclusivo do Instituto MOL com ótimas dicas de como contar a história da sua… Continuar lendo Storytelling para ONGs
Periferias e Filantropia – As barreiras de acesso aos recursos no Brasil
A pesquisa foi realizada pela Iniciativa PIPA em parceria com o Instituto Nu, em 2022, teve como objetivo analisar a descentralização de recursos privados para viabilizar ações e projetos para quem está na linha de frente, apresentando um mapeamento inédito do setor e oferecendo um novo olhar sobre a realidade do Brasil.
Perspectivas para a Filantropia no Brasil
O relatório do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social oferece uma análise abrangente e perspicaz do estado atual da filantropia no Brasil, destacando os desafios e oportunidades para aqueles que trabalham para criar uma sociedade mais justa e equitativa. É um recurso essencial para quem quer causar um impacto positivo por meio de… Continuar lendo Perspectivas para a Filantropia no Brasil
Relatório de atividades 2020/21
Falar sobre doação é construir cultura. É nisso que acreditarmos e como trabalhamos no Instituto MOL. Após um pouco mais de um ano de funcionamento, disponibilizamos nosso relatório com os principais destaque da nossa produção e nossos planos para os próximos anos. Confira e venha conosco construir uma nação mais doadora!
Giving Report 2021 Brasil
Publicada em 2022, a quarta edição do relatório Giving Report Brasil trouxe um panorama das doações individuais no país no ano de chegada do novo coronavírus. A pesquisa, com 1.040 entrevistas online, foi feita em novembro de 2020 abordando o comportamento dos brasileiros nos 12 meses anteriores. O relatório, que fez parte da série internacional… Continuar lendo Giving Report 2021 Brasil
Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
Por Rodolfo Stipp Martino* Ao fazer uma doação ou atuar como voluntário, um sentimento especial de prazer e satisfação costuma surgir ao se dar conta de que o seu gesto vai tornar a vida de alguém melhor. Sobre essa percepção, vários estudos foram feitos pelo mundo, e os resultados sugerem que a ação… Continuar lendo Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
O que a cultura de doação nos ensina?
Por Rodolfo Stipp Martino* Em 30 de novembro de 2020 foi ao ar o primeiro episódio do podcast Aqui Se Faz, Aqui Se Doa. Assim, nasceu um canal para conversar, de maneira descontraída e envolvente, sobre temas relativos à filantropia e ao universo da cultura de doação. Estiveram em pauta muitas iniciativas interessantes… Continuar lendo O que a cultura de doação nos ensina?
Doador fica mais confiante, mas crise econômica pesa, mostra pesquisa
Por Rodolfo Stipp Martino* Em tempos tão difíceis, as crises sanitária e financeira provocadas pela pandemia da Covid-19 chacoalharam o cenário da filantropia no país. De um lado, vimos bastante gente precisando de apoio. De outro, muitas mobilizações e campanhas solidárias foram formadas. Mas qual é o retrato do efeito da pandemia sobre… Continuar lendo Doador fica mais confiante, mas crise econômica pesa, mostra pesquisa