Por Rodolfo Stipp Martino* A empresa ou a marca que você admira é coerente do ponto de vista social? Ela aplica no dia a dia as causas que costuma defender nas redes sociais? As corporações serão questionadas, com uma frequência maior, a fazer isso, segundo o estrategista de comunicação Marc Tawil, jornalista que… Continuar lendo Sua empresa é coerente socialmente e aplica o que diz?
Assunto da matéria: Doações corporativas
Doação pode ser aliada da preservação ambiental
Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi* Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, as notícias não foram das melhores. Segundo o Atlas da Mata Atlântica, esse bioma perdeu o equivalente a 18 mil campos de futebol de cobertura vegetal entre 2019 e 2020. Invasores desmatam e loteiam área… Continuar lendo Doação pode ser aliada da preservação ambiental
Impacto social virou diretoria: nova tendência da onda ESG
Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi* Em janeiro de 2020, uma carta aberta de Larry Fink, CEO da BlackRock, maior gestora de recursos do mundo, deu um recado simples e claro: o comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social são uma exigência para ter competitividade no mercado global. Uma pesquisa de 2017 da Nielsen… Continuar lendo Impacto social virou diretoria: nova tendência da onda ESG
Desigualdade social é problema de todos, diz Luiza Trajano
Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi* “Acredito que a epidemia e essa tristeza profunda abriu essa fresta: o mundo, e os milionários do mundo, a maioria deles estão ensinando que não adianta acumular uma fortuna muito grande se tiver um país pobre. A desigualdade social bate em todo mundo”. A frase, que resume… Continuar lendo Desigualdade social é problema de todos, diz Luiza Trajano
Doação de IR: imenso potencial para o terceiro setor
Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi* Todos sabemos que é preciso entregar a declaração de imposto de renda, mas só uma pequena parcela dos mais de 31 milhões de contribuintes do país sabe que é possível destinar parte dos impostos devidos para organizações do terceiro setor. É um potencial imenso que ainda é pouquíssimo… Continuar lendo Doação de IR: imenso potencial para o terceiro setor
Qual a causa da sua empresa? Seja qual for, não esqueça a coerência!
Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi* As empresas estão cada vez mais atentas às demandas da sociedade. Enfrentamento ao racismo, empoderamento feminino, questões LGBTQIA+, sustentabilidade, consumo consciente, todos são temas que podem e devem ser trabalhados no ambiente corporativo. Aliás, essa é uma demanda do consumidor: estudo de 2019 da Accenture Strategy mostrou… Continuar lendo Qual a causa da sua empresa? Seja qual for, não esqueça a coerência!
Aceleração de ONGs é forma de criar ponte com a iniciativa privada
Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi* É comum ouvir que as organizações da sociedade civil não são profissionais o suficiente, que ainda têm muitas dificuldades na comparação com o setor privado. Isso até pode acontecer em alguns contextos, mas está longe de ser uma verdade universal. Com menos recursos e lutando contra uma série… Continuar lendo Aceleração de ONGs é forma de criar ponte com a iniciativa privada
Como pensa o doador brasileiro (e o que você, empreendedor, tem a ver com isso)
Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi* Já falamos aqui sobre a divulgação da pesquisa Giving USA 2020, que revelou as principais tendências de comportamento de doadores norte-americanos em 2019. O relatório trouxe consigo ensinamentos preciosos de uma nação que já tem mais experiência e desenvoltura com ações filantrópicas em comparação ao Brasil. Agora… Continuar lendo Como pensa o doador brasileiro (e o que você, empreendedor, tem a ver com isso)
Edelman Trust Barometer 2020
A agência global de comunicação Edelman divulgou em 2020 a 20ª edição do seu estudo anual de confiança e credibilidade: o Edelman Trust Barometer. A pesquisa entrevistou mais de 34 mil pessoas em 28 países em 2019. O resultado apontou que os brasileiros estão mais confiantes nas empresas, no governo, na mídia e em ONGs,… Continuar lendo Edelman Trust Barometer 2020
Empresas e propósito: como comunicar causas
Com o ebook “Empresas e propósito: como comunicar causas”, o Movimento Arredondar compartilhou um pouco da sua experiência de apoiar marcas a comunicar causas e mobilizar pessoas. A entidade, que engaja o varejo e milhares de clientes a realizarem doações para apoiar projetos de impactos, reuniu nessa publicação vários estudos e pesquisas. Há explicações, dicas… Continuar lendo Empresas e propósito: como comunicar causas