Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi*
Segundo o Relatório de Tendências Globais de Doações, 63% das organizações não-governamentais no mundo enviam e-mails para pedir doações para a sua causa. Mas você sabia que apenas 15% enviam uma comunicação para agradecer essas doações?
Além de ser um gesto gentil, o agradecimento também pode encorajar novas doações. A pesquisadora Penelope Burk constatou, na pesquisa do livro Donor Centered Fundraising, que 85% dos doadores que ela entrevistou doariam de novo se recebessem um agradecimento pessoal.
Para falar da importância do agradecimento e do relacionamento com o doador, o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, produzido pelo Instituto MOL, conversou com o João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). Ele compartilhou também alguns resultados do último Dia de Doar, campanha mundial de incentivo a doações que é organizada no Brasil pela ABCR.
O episódio destaca também a importância de ferramentas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), expertise da startup brasileira Trackmob, que desenvolve tecnologia exclusivamente para o terceiro setor.
“É uma questão de profissionalismo para gerar não só engajamento, mas confiança no doador. Confiança de que o trabalho é sério, de que a organização é séria, de que os dados dele estão bem cuidados, isso é muito importante para quem doa”, disse Jonas Araujo, CEO da empresa.
*Texto publicado na coluna Razões para Doar, de Época Negócios, em fevereiro de 2021.