Artigo 
01/09/2021
A gentileza e efetividade de agradecer por uma doação

Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi*

 

Segundo o Relatório de Tendências Globais de Doações, 63% das organizações não-governamentais no mundo enviam e-mails para pedir doações para a sua causa. Mas você sabia que apenas 15% enviam uma comunicação para agradecer essas doações?

 

Além de ser um gesto gentil, o agradecimento também pode encorajar novas doações. A pesquisadora Penelope Burk constatou, na pesquisa do livro Donor Centered Fundraising, que 85% dos doadores que ela entrevistou doariam de novo se recebessem um agradecimento pessoal.

 

Para falar da importância do agradecimento e do relacionamento com o doador, o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, produzido pelo Instituto MOL, conversou com o João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). Ele compartilhou também alguns resultados do último Dia de Doar, campanha mundial de incentivo a doações que é organizada no Brasil pela ABCR.

 

O episódio destaca também a importância de ferramentas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), expertise da startup brasileira Trackmob, que desenvolve tecnologia exclusivamente para o terceiro setor.

 

“É uma questão de profissionalismo para gerar não só engajamento, mas confiança no doador. Confiança de que o trabalho é sério, de que a organização é séria, de que os dados dele estão bem cuidados, isso é muito importante para quem doa”, disse Jonas Araujo, CEO da empresa.

 

*Texto publicado na coluna Razões para Doar, de Época Negócios, em fevereiro de 2021.

Você pode gostar também
Artigo 
17/11/2021
Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
Por Rodolfo Stipp Martino*   Ao fazer uma doação ou atuar como voluntário, um sentimento especial de prazer e satisfação costuma surgir ao se dar conta de que o seu gesto vai tornar a vida de alguém melhor.   Sobre essa percepção, vários estudos foram feitos pelo mundo, e os resultados sugerem que a ação de generosidade pode, sim, ter impacto positivo na saúde de…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Marcus Rashford, Dolly Parton e Percepções Públicas da Filantropia
Por Rhodri Davies, Chefe de Política da CAF*   Foi relatado essa semana que uma potencial vacina de Covid-19 com resultados iniciais de testes muito promissores foi financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da lendária cantora country Dolly Parton. Essa notícia foi recebida com deleite pelos usuários de internet, que aproveitaram a oportunidade para criar uma série de memes relacionados a…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Filantropia e futebol moderno
Por Andy Frain, gerente de Campanhas e Relações Públicas da CAF*   “Three Lions” pode ser, de fato, a trilha sonora da campanha da Inglaterra na Euro 2020, mas, na verdade, é o rap de John Barnes em “World in Motion” que realmente captura o espírito desse time inglês. Cínicos podem sugerir que a lenda de Liverpool estava falando de atividades em campo antes da…
Ler mais