Confira os principais resultados de levantamento conduzido pela CAF America em parceria com a Gamestatix publicado em 2017, que ouviu mais de 100 pessoas que trabalham na indústria dos games. Essa pesquisa foi divulgada em sites do grupo “Gamer Network”, que atrai um público grande de jogadores ao redor do mundo.
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“Videogames são jogados por centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, desde jogadores que dedicam horas ao seu hobby até pessoas que jogam apenas em seus celulares de vez em quando para passar o tempo em uma viagem de trem. Videogames são um grande negócio e têm o potencial de oferecer bastante apoio para causas boas.
Algumas instituições de caridade e desenvolvedores já trabalharam para criar oportunidades de jogo únicas para levantar fundos e aumentar a conscientização. Por exemplo, em 2013, a Cruz Vermelha fez uma parceria com a EA para criar um download especial de Sim City. Enquanto jogadores beneficentes podem encontrar uma ampla gama de jogos disponíveis no Humble Bundle, uma loja online de jogos que doa parte do valor para organizações filantrópicas.
Nossa pesquisa, conduzida com apoio da Gamestatix e da GamerNetwork, descobriu que jogadores e desenvolvedores são muito abertos à ideia de apoiar boas causas por meio de jogos.
Há uma ampla gama de modos de doar para caridade e apoiar boas causas enquanto você faz algo que gosta, seja assar um bolo, correr uma maratona ou até mesmo desenvolver e jogar videogames. Os números enormes de jogadores ao redor do mundo são um exemplo crescente do modo como a tecnologia está sempre presente em nossas vidas diárias e, enquanto instituições de caridade e seus apoiadores continuam a inventar jeitos divertidos e criativos para arrecadar fundos, a tecnologia será cada vez mais central no modo como as pessoas doam e se envolvem com caridade.” (Susan Pinkney, Chefe de Pesquisa da CAF)
Principais achados
58% de jogadores doaram para organizações da sociedade civil ao comprar jogos nos últimos 12 meses através de iniciativas como o HumbleBundle
59% teriam mais probabilidade de pagar para remover anúncios se parte do dinheiro fosse para organizações da sociedade civil
55% fariam compras in-game se a organização estivesse ligada ao jogo
67% se juntariam a outros jogadores para arrecadar fundos para organizações
59% achavam que não tinham jogado jogos com uma narrativa social ou de filantropia
71% acreditam que os desenvolvedores poderiam fazer mais para apoiar as pessoas afetadas pelo tema do jogo
64% da imprensa de jogos acha que os desenvolvedores podem fazer mais para apoiar questões sociais ou de filantropia
34% acham que os videogames aumentam a conscientização sobre questões sociais e filantropia
87% acham que os desenvolvedores estão em uma posição ideal para aumentar a conscientização sobre questões sociais e filantropia
17% doaram enquanto jogavam
58% estão interessados em doar enquanto jogam
63% usariam fundos de carteiras online para doar
55% fariam o upgrade dentro do jogo se parte do custo fosse para organizações da sociedade civil
52% acolhem mais protagonistas com maior diversidade social
60% da indústria acolhe mais protagonistas com maior diversidade social
76% acolhem mais protagonistas com deficiências
58% acham que os desenvolvedores devem promover a diversidade
Infográfico original (em inglês) disponível aqui.