17/11/2021
Doação por meio de jogos

Confira os principais resultados de levantamento conduzido pela CAF America em parceria com a Gamestatix publicado em 2017, que ouviu mais de 100 pessoas que trabalham na indústria dos games. Essa pesquisa foi divulgada em sites do grupo “Gamer Network”, que atrai um público grande de jogadores ao redor do mundo.

 

“Videogames são jogados por centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, desde jogadores que dedicam horas ao seu hobby até pessoas que jogam apenas em seus celulares de vez em quando para passar o tempo em uma viagem de trem. Videogames são um grande negócio e têm o potencial de oferecer bastante apoio para causas boas.

 

Algumas instituições de caridade e desenvolvedores já trabalharam para criar oportunidades de jogo únicas para levantar fundos e aumentar a conscientização. Por exemplo, em 2013, a Cruz Vermelha fez uma parceria com a EA para criar um download especial de Sim City. Enquanto jogadores beneficentes podem encontrar uma ampla gama de jogos disponíveis no Humble Bundle, uma loja online de jogos que doa parte do valor para organizações filantrópicas.

 

Nossa pesquisa, conduzida com apoio da Gamestatix e da GamerNetwork, descobriu que jogadores e desenvolvedores são muito abertos à ideia de apoiar boas causas por meio de jogos.

 

Há uma ampla gama de modos de doar para caridade e apoiar boas causas enquanto você faz algo que gosta, seja assar um bolo, correr uma maratona ou até mesmo desenvolver e jogar videogames. Os números enormes de jogadores ao redor do mundo são um exemplo crescente do modo como a tecnologia está sempre presente em nossas vidas diárias e, enquanto instituições de caridade e seus apoiadores continuam a inventar jeitos divertidos e criativos para arrecadar fundos, a tecnologia será cada vez mais central no modo como as pessoas doam e se envolvem com caridade.” (Susan Pinkney, Chefe de Pesquisa da CAF)

 

Principais achados

 

58% de jogadores doaram para organizações da sociedade civil ao comprar jogos nos últimos 12 meses através de iniciativas como o HumbleBundle

 

59% teriam mais probabilidade de pagar para remover anúncios se parte do dinheiro fosse para organizações da sociedade civil

 

55% fariam compras in-game se a organização estivesse ligada ao jogo

 

67% se juntariam a outros jogadores para arrecadar fundos para organizações

 

59% achavam que não tinham jogado jogos com uma narrativa social ou de filantropia

 

71% acreditam que os desenvolvedores poderiam fazer mais para apoiar as pessoas afetadas pelo tema do jogo

 

64% da imprensa de jogos acha que os desenvolvedores podem fazer mais para apoiar questões sociais ou de filantropia

 

34% acham que os videogames aumentam a conscientização sobre questões sociais e filantropia

 

87% acham que os desenvolvedores estão em uma posição ideal para aumentar a conscientização sobre questões sociais e filantropia

 

17% doaram enquanto jogavam

 

58% estão interessados em doar enquanto jogam

 

63% usariam fundos de carteiras online para doar

 

55% fariam o upgrade dentro do jogo se parte do custo fosse para organizações da sociedade civil

 

52% acolhem mais protagonistas com maior diversidade social

 

60% da indústria acolhe mais protagonistas com maior diversidade social

 

76% acolhem mais protagonistas com deficiências

 

58% acham que os desenvolvedores devem promover a diversidade

 

 

Infográfico original (em inglês) disponível aqui.

Você pode gostar também
06/03/2024
Perspectivas para a Filantropia no Brasil 2024
Produzido pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o relatório apresenta desafios e inspirações para investidores sociais. As oito perspectivas apresentadas são fruto de um processo coletivo, que reúne diferentes saberes dos profissionais que compõe a equipe do IDIS. O ponto de partida desta edição foi a compreensão de que os desafios que enfrentamos estão cada vez mais complexos e interconectados. Se antes…
Ler mais
31/08/2023
Pesquisa Doação Brasil 2022
A prática da doação vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja de dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado. Dois anos antes, a média era de 66%. A doação diretamente para ONGs e projetos socioambientais foi praticada por 36% dos…
Ler mais
17/10/2022
Nós e as Desigualdades 2022
Os dados da pesquisa Nós e as Desigualdades 2022, realizada pela Oxfam em parceria com o Instituto Datafolha, mostram que a sociedade brasileira tem uma percepção consolidada das desigualdades no país e defende uma ação prioritária do Estado para a redução da distância entre os mais ricos e os mais pobres.
Ler mais