As doações feitas por empresas durante a pandemia da Covid-19 no Brasil são analisadas em um artigo, buscando compreender os padrões da ajuda e o efeito no modo como as corporações realizam e encaram a filantropia. O texto de 2021, que integra a série Estudos Emergência Covid organizada pelo GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), informa que a estratégia da pesquisa contou com dois estágios. O primeiro com uma análise quantitativa das 150 maiores doações empresariais para enfrentar a pandemia, conforme o Monitor das Doações (ABCR, 2020). O segundo com entrevistas de nove atores centrais no processo de tomada de decisão das grandes doações empresariais.
18/08/2021
Você pode gostar também
A prática da doação vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja de dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado. Dois anos antes, a média era de 66%. A doação diretamente para ONGs e projetos socioambientais foi praticada por 36% dos…
Ler mais
23/08/2023
O material contribui para que investidores socioambientais atinjam sua missão de forma mais eficaz e qualificada, maximizando os impactos gerados Filantropos e investidores sociais, seja onde estiverem, em algum momento acabam enfrentando uma mesma questão: como potencializar o uso dos recursos disponíveis para gerar ainda mais impactos positivos? O estudo Arquétipos da Filantropia: Nova Ferramenta para Análise Estratégica traz essa resposta. A partir de oito perfis, apresenta…
Ler mais
A pesquisa foi realizada pela Iniciativa PIPA em parceria com o Instituto Nu, em 2022, teve como objetivo analisar a descentralização de recursos privados para viabilizar ações e projetos para quem está na linha de frente, apresentando um mapeamento inédito do setor e oferecendo um novo olhar sobre a realidade do Brasil.
Ler mais