Artigo da série Estudos Emergência Covid, promovida pelo GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), aborda o movimento de mudança na cultura de doação gerada pela mobilização das pessoas durante a pandemia da Covid-19. A análise é feita a partir de uma investigação fenomenológica, na qual a realidade é compreendida por meio da experiência vivida, de um exame atento das experiências individuais. No estudo, dois grupos focais foram ouvidos: um de doadores e organizações de fomento à doação, e o outro de organizações sociais. Foram consultados dados sobre o volume doado, pesquisas de 2020 e referências de outros países. Esse artigo foi publicado em 2021.
18/08/2021
Você pode gostar também
A pesquisa foi realizada pela Iniciativa PIPA em parceria com o Instituto Nu, em 2022, teve como objetivo analisar a descentralização de recursos privados para viabilizar ações e projetos para quem está na linha de frente, apresentando um mapeamento inédito do setor e oferecendo um novo olhar sobre a realidade do Brasil.
Ler mais
O relatório do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social oferece uma análise abrangente e perspicaz do estado atual da filantropia no Brasil, destacando os desafios e oportunidades para aqueles que trabalham para criar uma sociedade mais justa e equitativa. É um recurso essencial para quem quer causar um impacto positivo por meio de doações privadas no Brasil.
Ler mais
Executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), coordenado pela Sitawi Finanças do Bem e de iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação, o estudo mensura o impacto econômico do terceiro setor para a realidade brasileira e aponta que esse corresponde a mais de R$ 220 bilhões do PIB.
Ler mais