Artigo 
28/07/2021
O Terceiro Setor e a Lei Geral de Proteção de Dados

Por Rodolfo Martino*

SÃO PAULO – Quem escutar o 33º episódio do podcast Aqui Se Faz, Aqui Se Doa vai conhecer uma série de dicas, orientações e explicações sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Essa regra entrou em vigor em setembro de 2020, mas as sanções para quem desrespeitá-la começarão a ser aplicadas a partir de agosto deste ano. As multas podem chegar a até R$ 50 milhões.

 

Considerando que cada cidadão é o titular de seus dados, a lei estabelece que os setores público e privado são responsáveis por preservá-los.

 

Quando se comenta o tema, muito se fala sobre as grandes corporações e sobre os órgãos do governo, mas o fato é que a regra também afeta pequenos empreendedores e o Terceiro Setor.

 

Por exemplo, as ONGs precisam proteger os dados dos doadores e dos beneficiários. Mas como agir para fazer isso? O que precisa ser feito?

 

Para responder perguntas como essas, o Aqui Se Faz, Aqui Se Doa — podcast produzido pelo Instituto MOL e pelo Movimento Bem Maior, com o apoio do InfoMoney—, conversou com uma especialista: a advogada Laís de Figueiredo Lopes, sócia de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueiredo Lopes Advogados (ouça o podcast aqui).

 

Laís apontou que as instituições devem estar atentas e organizadas desde o início do processo, pensando na coleta das informações.

 

“Precisa ter um inventário, um diagnóstico, um mapeamento dos processos do fluxo de dados. Precisa olhar para dentro da casa e entender o que se tem de dados e como é o processo desde o momento da entrada deles até quando forem, eventualmente, eliminados”, afirmou.

 

Durante a entrevista, ela citou ações como criar uma estrutura de gestão, com treinamentos constantes, com políticas de privacidade, de tratamento dos dados e de incidentes de segurança.

 

A advogada também falou da importância da nomeação do DPO (encarregado da proteção de dados, na tradução do inglês).

 

“Faz muito sentido que esse cargo seja feito de forma colegiada. Que tenha um comitê de dados. Inclusive, se for aproximado à lei anticorrupção, pode ser um comitê de ética e dados. Que seja um canal de comunicação tanto com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados como com os titulares dos dados”.

 

Como as questões sobre a lei são bem complexas, uma sugestão dada é procurar o apoio de um especialista.

 

Em outra entrevista ao podcast, a forma como a WWF-Brasil passou por várias etapas para se adequar à lei foi contada pela diretora de sociedade engajada da ONG, Gabriela Yamaguchi. Ela disse acreditar que a relação de confiança e de transparência com os doadores e beneficiários ficou fortalecida.

 

“Os impactos da adequação a LGPD pelo WWF-Brasil foram positivos. Acho que, de largada, a gente precisa adotar a premissa de que a LGPD é uma conquista da sociedade, na defesa dos dados pessoais. É para isso que a lei foi feita, para preservar a privacidade dos cidadãos. E a partir dessa premissa, o processo de revisão, que é trabalhoso, o processo de adequação e incorporação de todos os nossos processos daqui para frente só podem ser encarados como um benefício para a transparência necessária”, declarou Gabriela.

 

*Artigo publicado no Infomoney. Leia aqui.

Você pode gostar também
Artigo 
17/11/2021
Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
Por Rodolfo Stipp Martino*   Ao fazer uma doação ou atuar como voluntário, um sentimento especial de prazer e satisfação costuma surgir ao se dar conta de que o seu gesto vai tornar a vida de alguém melhor.   Sobre essa percepção, vários estudos foram feitos pelo mundo, e os resultados sugerem que a ação de generosidade pode, sim, ter impacto positivo na saúde de…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Marcus Rashford, Dolly Parton e Percepções Públicas da Filantropia
Por Rhodri Davies, Chefe de Política da CAF*   Foi relatado essa semana que uma potencial vacina de Covid-19 com resultados iniciais de testes muito promissores foi financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da lendária cantora country Dolly Parton. Essa notícia foi recebida com deleite pelos usuários de internet, que aproveitaram a oportunidade para criar uma série de memes relacionados a…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Filantropia e futebol moderno
Por Andy Frain, gerente de Campanhas e Relações Públicas da CAF*   “Three Lions” pode ser, de fato, a trilha sonora da campanha da Inglaterra na Euro 2020, mas, na verdade, é o rap de John Barnes em “World in Motion” que realmente captura o espírito desse time inglês. Cínicos podem sugerir que a lenda de Liverpool estava falando de atividades em campo antes da…
Ler mais