Artigo 
18/08/2021
Qual a causa da sua empresa? Seja qual for, não esqueça a coerência!

Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi*

 

As empresas estão cada vez mais atentas às demandas da sociedade. Enfrentamento ao racismo, empoderamento feminino, questões LGBTQIA+, sustentabilidade, consumo consciente, todos são temas que podem e devem ser trabalhados no ambiente corporativo.

 

Aliás, essa é uma demanda do consumidor: estudo de 2019 da Accenture Strategy mostrou que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida. Essa tendência é visível quando vemos organizações sendo questionadas nas redes sociais por seus clientes, que querem mais do que apenas um produto.

 

A tentação de fazer parte dessas conversas, no entanto, pode ser terreno fértil para o marketing de causa vazio, que não tem compromisso com ações concretas, ou exagera na propaganda e economiza na iniciativa em si. É o que chamamos de socialwashing ou greenwashing, que podem ser traduzidos como maquiagem social ou maquiagem verde.

 

“Muitas vezes a empresa faz um marketing danado para dizer que está cumprindo a legislação. Isso não deveria ser objeto de marketing. A gente tem que fazer propaganda daquilo que é um diferencial, que causa um impacto positivo”, opina Clauber Leite, coordenador do programa de Energia e Sustentabilidade do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em entrevista ao podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, produzido pelo Instituto MOL.

 

Além de ser um desrespeito com o consumidor, essa maquiagem não passa despercebida. Segundo o estudo Edelman Trust Barometer: Marcas em meio à crise, que no ano passado entrevistou oito mil pessoas em oito países (Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e Estados Unidos), 62% das pessoas avaliam que “marcas demais estão usando questões sociais e políticas importantes apenas como manobra de marketing para vender mais produtos”.

 

Para o professor Edgar Barki, coordenador do centro de empreendedorismo e novos negócios da Escola de Administração de Empresas da FGV, também entrevistado no episódio, é essencial que as empresas busquem uma causa para atrair não só seus clientes, mas também seus funcionários. E que se atentem a três pontos ao comunicar seu propósito: coerência, consistência e transparência.

 

“É importante agir de forma coerente. A empresa deve querer fazer mais e melhor, e não simplesmente aparecer para a torcida”, conclui.

 

*Texto publicado na coluna Razões para Doar, de Época Negócios, em março de 2021.

Você pode gostar também
Artigo 
17/11/2021
Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
Por Rodolfo Stipp Martino*   Ao fazer uma doação ou atuar como voluntário, um sentimento especial de prazer e satisfação costuma surgir ao se dar conta de que o seu gesto vai tornar a vida de alguém melhor.   Sobre essa percepção, vários estudos foram feitos pelo mundo, e os resultados sugerem que a ação de generosidade pode, sim, ter impacto positivo na saúde de…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Marcus Rashford, Dolly Parton e Percepções Públicas da Filantropia
Por Rhodri Davies, Chefe de Política da CAF*   Foi relatado essa semana que uma potencial vacina de Covid-19 com resultados iniciais de testes muito promissores foi financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da lendária cantora country Dolly Parton. Essa notícia foi recebida com deleite pelos usuários de internet, que aproveitaram a oportunidade para criar uma série de memes relacionados a…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Filantropia e futebol moderno
Por Andy Frain, gerente de Campanhas e Relações Públicas da CAF*   “Three Lions” pode ser, de fato, a trilha sonora da campanha da Inglaterra na Euro 2020, mas, na verdade, é o rap de John Barnes em “World in Motion” que realmente captura o espírito desse time inglês. Cínicos podem sugerir que a lenda de Liverpool estava falando de atividades em campo antes da…
Ler mais