A edição especial do 10° aniversário do World Giving Index, o índice global de solidariedade, da organização Charities Aid Foundation, publicou em 2019 um estudo com os dados agregados das pesquisas realizadas entre 2009 e 2018 em 128 países, com cerca de 1,3 milhão de pessoas. Nessas pesquisas, os entrevistados falaram se tinham auxiliado algum estranho, doado dinheiro para caridade ou feito trabalhos voluntários. O índice exibiu os Estados Unidos na primeira posição, Mianmar na segunda e Nova Zelândia na terceira. O Brasil ficou na parte de baixo do ranking: na 74ª posição. Peru (72°), Uruguai (65°), Bolívia, (61°), Paraguai (60°) e Chile (41°) tiveram um resultado melhor que o Brasil.
18/08/2021
Você pode gostar também
Os dados da pesquisa Nós e as Desigualdades 2022, realizada pela Oxfam em parceria com o Instituto Datafolha, mostram que a sociedade brasileira tem uma percepção consolidada das desigualdades no país e defende uma ação prioritária do Estado para a redução da distância entre os mais ricos e os mais pobres.
Ler mais
O Relatório de Voluntariado do Estado do Mundo de 2022 (SWVR): Construindo Sociedades Iguais e Inclusivas apresenta novas evidências sobre a relação entre voluntários e o estado. Ele ilustra como as parcerias voluntários-estado podem redefinir as relações de poder e criar sociedades iguais e inclusivas. Quando os governos colaboram com voluntários de grupos marginalizados, as relações promovem novas formas de trabalho que envolvem voluntários como parceiros-chave, permitindo-lhes co-criar soluções de desenvolvimento.…
Ler mais
A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 legitima o trabalho de milhares de voluntários na construção de um Brasil melhor, no presente e para as gerações futuras. Em sua terceira edição, a Pesquisa traz um retrato brasileiro do tema, indica tendências e analisa as mudanças das últimas duas décadas. Elaboração e coordenação: Silvia Maria Louzã Naccache, com apoio dos consultores Kelly Alves do Carmo e Felipe…
Ler mais