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#35 Como contar boas histórias e inspirar doações
O ser humano sempre contou histórias. Seja para divertir, seja para educar, as histórias estão por aí nos livros, nas telas de cinema, nos podcasts e, claro, nas redes sociais. Com tanta gente falando, a competição por atenção ficou bem maior do que quando as histórias eram narradas em volta da fogueira. Mas a verdade é que a história é só a pontinha de um iceberg: para ter aquele fator uau, ela precisa ter um significado mais profundo, uma mensagem. E aí que está o pote de ouro das ONGs: elas tem histórias, porque trabalham com pessoas, e tem mensagens profundas, porque trabalham com causas. Mas como saber se aquela é a história certa?  E como reverter isso em doação?   Para nos mostrar o caminho das pedras para um bom storytelling, convidamos o Marcelo Martins: formado em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie, fez carreira na indústria de cosméticos e perfumaria por 13 anos. Conheceu o Vicente Carvalho (que já esteve por aqui no episódio 9) e, em 2014, eles se tornaram sócios co-fundadores do Razões para Acreditar, o maior portal de conteúdo positivo do Brasil e da VOAA, plataforma de financiamento coletivo do Razões. Ouvimos também Daiana Campiolo, diarista e mãe do João Bernardo Terra, um rapazinho que emocionou uma série de pessoas e mudou a história da família inteira.   Essa semana, a nossa colunista Duda Schneider, que sempre traz dicas de algo que você pode consumir e parte da renda é revertida para tornar o mundo um lugar melhor, nos contou uma novidade: o livro “O que eu aprendi até agora", primeiro produto social fruto da sociedade entre Razões para Acreditar e Editora MOL. São 50 postais ilustrados e destacáveis com conselhos inspiradores de pessoas que já viveram mais de 50 anos. Para cada unidade vendida, um livro infantil da MOL será doado para crianças beneficiadas pelo VOAA (vaquinha do Razões) e para ONGs apoiadas pela MOL. Quem adquirir na pré-venda, até 15/08/2021, ganha brinde e frete grátis para todo o Brasil.   Agora, se você é daqueles que diz "mas eu não tenho dinheiro", toda semana a nossa colunista Rafa Carvalho não te deixa na mão e traz também uma sugestão de doação sem colocar a mão no bolso. Essa semana, ela convida você para conhecer o Instituto História Viva — a ideia é simples: voluntários vão a lares de idosos escutar histórias de vida, depois essas narrativas são levadas para crianças em orfanatos e hospitais. Essas crianças fazem um desenho ou escrevem um texto sobre a história que ouviram, que são levadas de volta para os idosos. Para além do trabalho da ONG, você também pode doar ouvidos e atenção para escutar as histórias de vida que estão à sua volta  
O ser humano sempre contou histórias. Seja para divertir, seja para educar, as histórias estão por aí nos livros, nas telas de cinema, nos podcasts e, claro, nas redes sociais. Com tanta gente falando, a competição por atenção ficou bem maior do que quando as histórias eram narradas em volta da fogueira. Mas a verdade é que a história é só a pontinha de um iceberg: para ter aquele fator uau, ela precisa ter um significado mais profundo, uma mensagem. E aí que está o pote de ouro das ONGs: elas tem histórias, porque trabalham com pessoas, e tem mensagens profundas, porque trabalham com causas. Mas como saber se aquela é a história certa?  E como reverter isso em doação?   Para nos mostrar o caminho das pedras para um bom storytelling, convidamos o Marcelo Martins: formado em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie, fez carreira na indústria de cosméticos e perfumaria por 13 anos. Conheceu o Vicente Carvalho (que já esteve por aqui no episódio 9) e, em 2014, eles se tornaram sócios co-fundadores do Razões para Acreditar, o maior portal de conteúdo positivo do Brasil e da VOAA, plataforma de financiamento coletivo do Razões. Ouvimos também Daiana Campiolo, diarista e mãe do João Bernardo Terra, um rapazinho que emocionou uma série de pessoas e mudou a história da família inteira.   Essa semana, a nossa colunista Duda Schneider, que sempre traz dicas de algo que você pode consumir e parte da renda é revertida para tornar o mundo um lugar melhor, nos contou uma novidade: o livro “O que eu aprendi até agora", primeiro produto social fruto da sociedade entre Razões para Acreditar e Editora MOL. São 50 postais ilustrados e destacáveis com conselhos inspiradores de pessoas que já viveram mais de 50 anos. Para cada unidade vendida, um livro infantil da MOL será doado para crianças beneficiadas pelo VOAA (vaquinha do Razões) e para ONGs apoiadas pela MOL. Quem adquirir na pré-venda, até 15/08/2021, ganha brinde e frete grátis para todo o Brasil.   Agora, se você é daqueles que diz "mas eu não tenho dinheiro", toda semana a nossa colunista Rafa Carvalho não te deixa na mão e traz também uma sugestão de doação sem colocar a mão no bolso. Essa semana, ela convida você para conhecer o Instituto História Viva — a ideia é simples: voluntários vão a lares de idosos escutar histórias de vida, depois essas narrativas são levadas para crianças em orfanatos e hospitais. Essas crianças fazem um desenho ou escrevem um texto sobre a história que ouviram, que são levadas de volta para os idosos. Para além do trabalho da ONG, você também pode doar ouvidos e atenção para escutar as histórias de vida que estão à sua volta