PRODUZIMOS CONTEÚDO PARA CONSCIENTIZAR, ENGAJAR E INSPIRAR

Existimos para fazer cidadãos e empresas doarem mais, doarem melhor, doarem com propósito: é isso que chamamos de promover a cultura de doação. Acreditamos que uma sociedade com uma cultura de doação forte é mais justa, democrática e inclusiva. Mais desenvolvida, sustentável e feliz. Nós queremos tornar o Brasil uma nação doadora.

Para chegar lá, produzimos e espalhamos conhecimento para educar, engajar e gerar doações. Criamos produtos de conteúdo (podcasts, vídeos, publicações, newsletters, pesquisas, artigos, sites…), organizamos eventos, oferecemos treinamentos e realizamos campanhas de mobilização. Parte dos projetos são originais; outros são colaborações com parceiros do campo da filantropia – e também apoiamos projetos já existentes.

Nossas ações partem das cinco diretrizes do Movimento Por Uma Cultura de Doação, um documento construído por muitos especialistas para promover a mudança que queremos ver no Brasil.

Conheça nossas iniciativas!

Encontros Doar

Uma jornada para debater o papel transformador da cultura de doação na sociedade a partir de diferentes perspectivas filantrópicas. Venha debater sobre a influência da filantropia nos rumos da economia, da política e da cultura, além de uma conversa sobre o poder de salvar o futuro. Acesse e inscreva-se

O 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade é uma iniciativa do Instituto MOL em reconhecimento à força da mídia que inspira a cultura de doação no Brasil. Já o Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade é uma formação gratuita e online sobre a cultura de doação voltada para profissionais, estudantes e comunicadores.

Para a premiação serão selecionadas seis reportagens, em diferentes formatos, que abordem o tema da cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil no país. A realização do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade é pré-requisito para a participação no Prêmio!

Ver mais

Na 2ª edição do Guia MOL de Produtos Sociais foram avaliados 60 produtos à venda em 2022, que revertem parte ou total do lucro das vendas para causas sociais ou ambientais. Como novidade para esse ano, foram convidados profissionais experientes do marketing e da publicidade para avaliar, dentre as marcas que alcançaram 5 estrelas no ranking, quais foram as melhores do ano nas categorias analisadas: ano todo, sazonal, terceiro setor, negócio social e transacional.

Ver mais

Criado em 2018 pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), o Descubra sua Causa é um teste rápido e divertido, no qual o respondente descobre seu propósito, recebe uma espécie de “mapa astral” para entender como essa causa mexe com a sua história e bons conselhos para agir agora e transformar a realidade. O Instituto MOL liderou a reformulação da plataforma, relançada em agosto de 2022.

Ver mais

No ar desde 2020, o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa traz conversas necessárias que entrelaçam filantropia, responsabilidade social e cultura de doação. Todas as terças, os empreendedores sociais Roberta Faria e Artur Louback recebem convidados inspiradores, comentam as notícias mais recentes, analisam números de pesquisas, compartilham casos impressionantes e trazem ideias criativas para fazer boas ações. Disponível no Spotify.

Ver mais
Dia de Doar

O Dia de Doar tem sua origem no #GivingTuesday, um movimento global que teve início em 2012 nos Estados Unidos e hoje está presente em 85 países. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013 sob a coordenação da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). O Instituto MOL é parceiro da iniciativa desde 2021, quando reformulou a campanha de comunicação. É também participante, junto com o Grupo MOL, na criação de práticas que estimulem a doação corporativa e no incentivo a empresas para se engajarem com a celebração.