PRODUZIMOS CONTEÚDO PARA CONSCIENTIZAR, ENGAJAR E INSPIRAR

Existimos para fazer cidadãos e empresas doarem mais, doarem melhor, doarem com propósito: é isso que chamamos de promover a cultura de doação. Acreditamos que uma sociedade com uma cultura de doação forte é mais justa, democrática e inclusiva. Mais desenvolvida, sustentável e feliz. Nós queremos tornar o Brasil uma nação doadora.

Para chegar lá, produzimos e espalhamos conhecimento para educar, engajar e gerar doações. Criamos produtos de conteúdo (podcasts, vídeos, publicações, newsletters, pesquisas, artigos, sites…), organizamos eventos, oferecemos treinamentos e realizamos campanhas de mobilização. Parte dos projetos são originais; outros são colaborações com parceiros do campo da filantropia – e também apoiamos projetos já existentes.

Nossas ações partem das cinco diretrizes do Movimento Por Uma Cultura de Doação, um documento construído por muitos especialistas para promover a mudança que queremos ver no Brasil.

Conheça nossas iniciativas!

O 1° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade é uma iniciativa do Instituto MOL em reconhecimento à força da mídia que inspira a cultura de doação no Brasil. Já o Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade é uma formação gratuita e online sobre a cultura de doação voltada para profissionais, estudantes e comunicadores.

Para a premiação serão selecionadas seis reportagens, em diferentes formatos, que abordem o tema da cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil no país. A realização do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade é pré-requisito para a participação no Prêmio!

Ver mais

Criado em 2018 pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), o Descubra sua Causa é um teste rápido e divertido, no qual o respondente descobre seu propósito, recebe uma espécie de “mapa astral” para entender como essa causa mexe com a sua história e bons conselhos para agir agora e transformar a realidade. O Instituto MOL liderou a reformulação da plataforma, relançada em agosto de 2022.

Ver mais

Produtos sociais são aqueles cuja comercialização gera doação para organizações da sociedade civil e fortalecem uma determinada causa — é o famoso compre-e-doe. Para entender como as marcas brasileiras estão construindo seus produtos sociais, criamos um estudo inédito que avalia 50 iniciativas do tipo lançadas entre janeiro de 2020 e julho de 2021.

Ver mais

No ar desde 2020, o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa! traz conversas necessárias que entrelaçam filantropia, responsabilidade social e cultura de doação. Todas as terças, os empreendedores sociais Roberta Faria e Artur Louback recebem convidados inspiradores, comentam as notícias mais recentes, analisam números de pesquisas, compartilham casos impressionantes e trazem ideias criativas para fazer boas ações. Disponível no Spotify.

Ver mais
Encontros Doar

Conversas para refletir sobre o papel da doação na sociedade, tendências para a captação de recursos, o poder transformador das marcas, métricas de impacto social e muito mais. Esses são alguns dos temas dos Encontros DOAR, evento anual que desde 2018 reúne gente de dentro e de fora do campo da filantropia para trazer novas perspectivas a desafios comuns. Disponível no YouTube.

Dia de Doar 2022

O Dia de Doar tem sua origem no #GivingTuesday, um movimento global que teve início em 2012 nos Estados Unidos e hoje está presente em 85 países. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013 sob a coordenação da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).

O Instituto MOL é parceiro da iniciativa desde 2021, quando reformulou a campanha de comunicação. A parceria segue em 2022, com apresentação da iniciativa e apoio a empresas interessadas em realizar ações que promovam a cultura de doação.

Apoio a parceiros

Parte relevante de nossa atuação consiste em apoiar financeiramente bons projetos que já existem e contribuem para o fortalecimento da cultura de doação – o que chamamos de grantmaking. Reservamos um percentual do nosso orçamento anual para apoiar iniciativas como o Movimento por uma Cultura de Doação, o Dia de Doar e o Dia de Doar Kids, o projeto de advocacy e o Monitor de Doações Individuais da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e o site da nova edição da Pesquisa Doação Brasil, coordenada pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).