PRODUZIMOS CONTEÚDO PARA CONSCIENTIZAR, ENGAJAR E INSPIRAR

Existimos para fazer cidadãos e empresas doarem mais, doarem melhor, doarem com propósito: é isso que chamamos de promover a cultura de doação. Acreditamos que uma sociedade com uma cultura de doação forte é mais justa, democrática e inclusiva. Mais desenvolvida, sustentável e feliz. Nós queremos tornar o Brasil uma nação doadora.

Para chegar lá, produzimos e espalhamos conhecimento para educar, engajar e gerar doações. Criamos produtos de conteúdo (podcasts, vídeos, publicações, newsletters, pesquisas, artigos, sites…), organizamos eventos, oferecemos treinamentos e realizamos campanhas de mobilização. Parte dos projetos são originais; outros são colaborações com parceiros do campo da filantropia – e também apoiamos projetos já existentes.

Nossas ações partem das cinco diretrizes do Movimento Por Uma Cultura de Doação, um documento construído por muitos especialistas para promover a mudança que queremos ver no Brasil.

Conheça nossas iniciativas!

No ar desde 2020, o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa! traz conversas necessárias que entrelaçam filantropia, responsabilidade social e cultura de doação. Todas as terças, os empreendedores sociais Roberta Faria e Artur Louback recebem convidados inspiradores, comentam as notícias mais recentes, analisam números de pesquisas, compartilham casos impressionantes e trazem ideias criativas para fazer boas ações. Disponível no Spotify.

Ver mais
Encontros Doar

Conversas para refletir sobre o papel da doação na sociedade, tendências para a captação de recursos, o poder transformador das marcas, métricas de impacto social e muito mais. Esses são alguns dos temas dos Encontros DOAR, evento anual que desde 2018 reúne gente de dentro e de fora do campo da filantropia para trazer novas perspectivas a desafios comuns. Disponível no YouTube.

Descubra sua Causa

Criado originalmente em 2018 pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), o teste Descubra sua Causa ajuda pessoas a descobrirem os assuntos que mais as sensibilizam e incentiva a doação a OSCs. Em parceria com o IDIS, o Instituto MOL trabalha na reformulação do teste, incluindo novas mecânicas e resultados, além da estratégia de engajamento para gerar mais doações.

Guia de Produtos Sociais

Produtos sociais – aqueles que geram impacto positivo e doações a cada compra – são uma tendência sem volta. Mas como separar os bons do socialwashing? Nosso inédito Guia de Produtos Sociais mapeia o mercado brasileiro, checa os níveis de transparência e de impacto das iniciativas, reconhece casos exemplares e ensina boas práticas para marcas, OSCs e profissionais que desejam criar produtos sociais transformadores e que engajam. Em produção.

Workshop Jornalista que Causa

A maioria dos brasileiros ainda acredita que não deve contar que doa. Para mudar a cultura de doação no Brasil, precisamos quebrar esse tabu e jogar luz sobre bons exemplos que inspirem outros. Nossa resposta para esse desafio é um programa de formação para jornalistas, publicitários, criadores de conteúdo e comunicadores em geral, que prepara interessados no tema para uma cobertura mais profunda e diversa. Em produção.

Dia de Doar 2021

Braço nacional da campanha internacional Giving Tuesday, que propõe um grande dia de doação após a Black Friday, o Dia de Doar é realizado no Brasil desde 2013, sob a coordenação da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).
Apesar do caráter descentralizado da campanha, todo ano é desenvolvida uma gigantesca campanha de comunicação em comum – missão que, em 2021, ficará a cargo do Instituto MOL. Em produção.

Apoio a parceiros

Parte relevante de nossa atuação consiste em apoiar financeiramente bons projetos que já existem e contribuem para o fortalecimento da cultura de doação – o que chamamos de grantmaking. Reservamos um percentual do nosso orçamento anual para apoiar iniciativas como o Movimento por uma Cultura de Doação, o Dia de Doar e o Dia de Doar Kids, o projeto de advocacy e o Monitor de Doações Individuais da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e o site da nova edição da Pesquisa Doação Brasil, coordenada pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).