A balança de poder da filantropia brasileira

Durante a 6ª Edição do Encontros Doar, a CEO do Instituto MOL, Roberta Faria, realizou uma apresentação sobre “A balança de poder da filantropia brasileira” com dados e estudos sobre a temática. Confira o material e nos ajude a pensar em como mobilizar o poder para transformar a sociedade hoje!

Abraçando a complexidade

O ebook “Abraçando a complexidade”, disponibilizado pelo Movimento Bem Maior, é um guia que reflete sobre a seguinte questão: como podemos impulsionar mudanças sistêmicas de forma eficaz? Esse é o lançamento da edição em português do renomado relatório “Embracing Complexity”, desenvolvido pelas organizações estrangeiras Catalyst 2030, Co-Impact, Echoing Green, Schwab Foundation for Social Entrepreneurship e Skoll… Continuar lendo Abraçando a complexidade

Periferias e Filantropia – As barreiras de acesso aos recursos no Brasil

A pesquisa foi realizada pela Iniciativa PIPA em parceria com o Instituto Nu, em 2022, teve como objetivo analisar a descentralização de recursos privados para viabilizar ações e projetos para quem está na linha de frente, apresentando um mapeamento inédito do setor e oferecendo um novo olhar sobre a realidade do Brasil.

A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil

Executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), coordenado pela Sitawi Finanças do Bem e de iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação, o estudo mensura o impacto econômico do terceiro setor para a realidade brasileira e aponta que esse corresponde a mais de R$ 220 bilhões do PIB. 

Definição de Eficácia Filantrópica do Centro para a Filantropia Eficaz

A filantropia pode assumir a resolução de desafios urgentes que outros agentes da sociedade não podem ou não assumem. Dada a oportunidade única de destinar dólares com vantagens fiscais para o bem, doadores individuais e institucionais têm um imperativo para maximizar sua eficácia e, portanto, seu impacto. Venha saber mais!

Giving Report 2021 Brasil

Publicada em 2022, a quarta edição do relatório Giving Report Brasil trouxe um panorama das doações individuais no país no ano de chegada do novo coronavírus. A pesquisa, com 1.040 entrevistas online, foi feita em novembro de 2020 abordando o comportamento dos brasileiros nos 12 meses anteriores. O relatório, que fez parte da série internacional… Continuar lendo Giving Report 2021 Brasil

Doação por meio de jogos

Confira os principais resultados de levantamento conduzido pela CAF America em parceria com a Gamestatix publicado em 2017, que ouviu mais de 100 pessoas que trabalham na indústria dos games. Essa pesquisa foi divulgada em sites do grupo “Gamer Network”, que atrai um público grande de jogadores ao redor do mundo. —   “Videogames são… Continuar lendo Doação por meio de jogos

Das Margens ao Mainstream

Tradução do artigo “From the Margins to the Mainstream”, publicado pelo blog Giving Thought, da CAF America, em junho de 2020, que discute o papel da filantropia e dos movimentos sociais pelo avanço da diversidade, da equidade e da inclusão na sociedade.