Artigo 
18/08/2021
Defenda a ciência brasileira e doe para que ela se fortaleça

Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi*

 

Depois de um ano acompanhando a propagação do novo coronavírus e as ações adotadas em todo o mundo para conter o avanço da Covid-19, não resta dúvidas sobre o papel fundamental que a ciência ocupa em nossa sociedade. Se hoje temos a esperança de vacinar a população mundial, é graças aos esforços de pesquisadores e de massivos investimentos em pesquisa.

 

Apesar dessa demonstração prática da importância do conhecimento científico, ainda há muita desconfiança sobre o trabalho de estudiosos e cientistas, agravada pela disseminação de notícias falsas e conteúdo anticiência nos confins das redes sociais e aplicativos de mensagem.

 

Outra tendência que não ajuda o avanço do conhecimento é a falta de investimento. Produzir ciência custa caro, e exige uma injeção de recursos vigorosa e constante – por isso é uma área historicamente financiada com dinheiro público em todo o mundo.

 

Infelizmente, o que temos visto no Brasil é a ciência sofrendo historicamente com a redução de investimentos públicos. São cortes e mais cortes promovidos pelos governos estaduais e federal que ameaçam pesquisas e colocam o trabalho de cientistas em xeque. Com pouca verba para custear insumos, máquinas e pesquisadores, a gente se pergunta: o que será da ciência e da pesquisa no Brasil?

 

Uma alternativa tem sido a filantropia. Isso mesmo! A filantropia voltada para a ciência é bastante comum nos Estados Unidos e na Europa, onde existem incentivos fiscais e uma cultura de apoio – seja via parcerias, fundos compostos por doações de ex-alunos ou cobrança de mensalidades.

 

No Brasil isso ainda é uma novidade, mas a pandemia gerou um movimento raro de doações de empresas e pessoas físicas para o financiamento de ações e pesquisas de enfrentamento da Covid-19 no país. Várias universidades criaram estratégias para angariar recursos.

 

Foi o caso da Universidade de São Paulo, que lançou no início da pandemia o USP Vida, uma plataforma virtual que permite que empresas e pessoas físicas doem para linhas de pesquisa relacionadas à pandemia.

 

Nós conversamos com o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, em nosso podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, produzido pelo Instituto MOL em parceria com o Movimento Bem Maior. Ele contou que a campanha teve bastante sucesso, e que a meta de arrecadação, de R$ 5 milhões, está próxima de ser batida.

 

“Foi muito importante ver a disponibilidade não só das empresas, mas das pessoas físicas em entender a importância do financiamento para a pesquisa”, disse. Mais de 3.200 pessoas, muitos ex-alunos, fizeram doações em dinheiro para a iniciativa. Isso mostra que há, sim, espaço para filantropia científica no Brasil, desde que existam canais que facilitem e estimulem a prática.

 

Essa opinião é compartilhada pelo Paulo Almeida, diretor do Instituto Questão de Ciência, também ouvido no episódio. Ele vê nas iniciativas criadas por universidades durante a pandemia uma chance de começar a criar uma tradição de doação para a ciência.

 

“Se aproveitarmos o momento e mostrarmos que o dinheiro que foi aportado agora foi usado de maneira responsável, que teve resultado significativo, podemos começar a consolidar esse tipo de prática”, conclui.

 

*Texto publicado na coluna Razões para Doar, de Época Negócios, em março de 2021.

Você pode gostar também
Artigo 
17/11/2021
Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
Por Rodolfo Stipp Martino*   Ao fazer uma doação ou atuar como voluntário, um sentimento especial de prazer e satisfação costuma surgir ao se dar conta de que o seu gesto vai tornar a vida de alguém melhor.   Sobre essa percepção, vários estudos foram feitos pelo mundo, e os resultados sugerem que a ação de generosidade pode, sim, ter impacto positivo na saúde de…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Marcus Rashford, Dolly Parton e Percepções Públicas da Filantropia
Por Rhodri Davies, Chefe de Política da CAF*   Foi relatado essa semana que uma potencial vacina de Covid-19 com resultados iniciais de testes muito promissores foi financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da lendária cantora country Dolly Parton. Essa notícia foi recebida com deleite pelos usuários de internet, que aproveitaram a oportunidade para criar uma série de memes relacionados a…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Filantropia e futebol moderno
Por Andy Frain, gerente de Campanhas e Relações Públicas da CAF*   “Three Lions” pode ser, de fato, a trilha sonora da campanha da Inglaterra na Euro 2020, mas, na verdade, é o rap de John Barnes em “World in Motion” que realmente captura o espírito desse time inglês. Cínicos podem sugerir que a lenda de Liverpool estava falando de atividades em campo antes da…
Ler mais