Artigo 
18/08/2021
Doação pode ser aliada da preservação ambiental

Por Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi*

 

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, as notícias não foram das melhores. Segundo o Atlas da Mata Atlântica, esse bioma perdeu o equivalente a 18 mil campos de futebol de cobertura vegetal entre 2019 e 2020. Invasores desmatam e loteiam área em floresta nacional de Rondônia — tudo transmitido em canal no YouTube. O Brasil ainda não aderiu ao protocolo ambiental internacional para redução de gases do efeito estufa na fabricação de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, posição compartilhada apenas com o Iêmen.

 

Ao invés de desanimar, é preciso olhar a floresta e não só as árvores, com perdão do trocadilho. Vivemos, ao mesmo tempo, um apelo crescente por métricas sustentáveis, programas de compensação de carbono e explosão da agenda ESG (ambiental, social e de governança) em empresas. Os consumidores exigem mais transparência e cadeias mais limpas e justas, e estão dispostos a pagar mais por isso, inclusive.

 

Ao invés de nos rendermos ao barulho ensurdecedor da motosserra, podemos apoiar quem luta para reflorestar, conter o desmatamento e convencer a população de que a floresta em pé é vantagem para toda a sociedade.

 

Para Victoria Bastos, coordenadora do Programa de Mudanças Climáticas do Idesam, organização que atua há mais de 15 anos na Amazônia, uma das formas de atingir esses objetivos é apoiar o mercado de créditos de carbono, que compensa as emissões investindo em reflorestamento.

 

“Quando mostramos que a floresta presta um serviço para nós através de estoque do carbono e manutenção dos serviços ecossistêmicos e ambientais daquela floresta, é muito mais fácil engajar os parceiros. Fica claro que a não é uma simples doação, mas que a gente também vai receber algo em troca com isso”, afirmou em entrevista ao podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, produzido pelo Instituto MOL e pelo Movimento Bem Maior.

 

Para neutralizar nossas emissões, primeiro, é preciso conhecê-las. Qual o meio de transporte que utilizo, e em que tipo de combustível ele roda? Que produtos consumo, e como eles foram produzidos? Qual o meu gasto com energia elétrica? No caso de empresas, quais os pontos dessa cadeia de produção que geram emissões? O próprio Idesam disponibiliza em seu site uma calculadora para contabilizar a sua pegada ecológica.

 

Com essa informação em mãos, partimos para a parte prática. Há uma série de organizações da sociedade civil que oferecem programas de replantio de árvores, ou mesmo a “adoção” de um exemplar por alguns meses e até anos — citamos alguns exemplos no episódio do podcast indicado abaixo.

 

Nossas doações e atitudes podem contribuir para quebrar a inércia de más notícias e impactar positivamente a preservação ambiental. Temos um ano pela frente até o próximo Dia Mundial do Meio Ambiente, e muitos motivos para se engajar desde já.

 

*Texto publicado na coluna Razões para Doar, de Época Negócios, em junho de 2021.

Você pode gostar também
Artigo 
17/11/2021
Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
Por Rodolfo Stipp Martino*   Ao fazer uma doação ou atuar como voluntário, um sentimento especial de prazer e satisfação costuma surgir ao se dar conta de que o seu gesto vai tornar a vida de alguém melhor.   Sobre essa percepção, vários estudos foram feitos pelo mundo, e os resultados sugerem que a ação de generosidade pode, sim, ter impacto positivo na saúde de…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Marcus Rashford, Dolly Parton e Percepções Públicas da Filantropia
Por Rhodri Davies, Chefe de Política da CAF*   Foi relatado essa semana que uma potencial vacina de Covid-19 com resultados iniciais de testes muito promissores foi financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da lendária cantora country Dolly Parton. Essa notícia foi recebida com deleite pelos usuários de internet, que aproveitaram a oportunidade para criar uma série de memes relacionados a…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Filantropia e futebol moderno
Por Andy Frain, gerente de Campanhas e Relações Públicas da CAF*   “Three Lions” pode ser, de fato, a trilha sonora da campanha da Inglaterra na Euro 2020, mas, na verdade, é o rap de John Barnes em “World in Motion” que realmente captura o espírito desse time inglês. Cínicos podem sugerir que a lenda de Liverpool estava falando de atividades em campo antes da…
Ler mais