Artigo 
02/09/2021
O que a cultura de doação nos ensina?

Por Rodolfo Stipp Martino*

 

Em 30 de novembro de 2020 foi ao ar o primeiro episódio do podcast Aqui Se Faz, Aqui Se Doa. Assim, nasceu um canal para conversar, de maneira descontraída e envolvente, sobre temas relativos à filantropia e ao universo da cultura de doação.

 

Estiveram em pauta muitas iniciativas interessantes e também curiosas: desde a união de integrantes de fã-clubes para doar, com a entrevista com uma admiradora da banda sul-coreana BTS, até o engajamento de líderes empresariais, com o bate-papo com Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza.

 

Agora, depois de 40 episódios, chegou ao fim a primeira temporada do programa, produzido pelo Instituto MOL e pelo Movimento Bem Maior, com o apoio de divulgação do InfoMoney.

 

O podcast desta semana serviu para fazer uma reflexão sobre o que a cultura de doação nos ensina. A atração fez um pequeno balanço das discussões promovidas durante o período e lembrou trechos de entrevistas inspiradoras.

 

Quem acompanhou esse episódio conheceu a lista dos três programas mais acessados durante a temporada. O campeão de audiência foi justamente o primeiro: “#1 O que a pandemia nos ensinou sobre doar?”. Aquele podcast teve a participação da diretora-executiva do Movimento Bem Maior, Carola Matarazzo, e trouxe insights de vários outros representantes importantes do terceiro setor.

 

O top 2 ficou com o programa “#20 Especial IDIS, com Eduardo Giannetti”, no qual o renomado professor e economista falou sobre filantropia, generosidade, ética e cultura de doação. O terceiro episódio mais escutado foi o “#13 Como agradecer uma doação?”, que contou com o diretor-executivo da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), João Paulo Vergueiro, como entrevistado.

 

Quem quiser conhecer todos os episódios desta temporada do Aqui Se Faz, Aqui Se Doa pode encontrá-los diretamente nos tocadores de podcast ou por meio do site do Instituto MOL.

 

“Esse foi um projeto em que a gente acreditou muito, e os frutos estão aí. Tem boas discussões, boas risadas e, claro, conversas sobre doação, que não precisam ser sisudas. Elas podem ser frequentes, leves e acessíveis. Era o que a gente queria provar”, disse Roberta Faria, cofundadora da Editora MOL e presidente do Instituto MOL.

 

Entre todos os assuntos discutidos ao longo desses meses, o sócio-diretor da Editora MOL Artur Louback, co-host do programa, destacou aqueles que apontam para o futuro da doação, como o episódio com o CEO da equipe de e-sports Vivo Keyd, Tiago Xisto, e o que tratou de fã-clubes doadores, com a admiradora da banda sul-coreana BTS Myllena Nolasco, de 18 anos.

 

“Fiquei fascinado com a doação inserida nos games, com a vontade deles de ter esse tema, de ter a filantropia como parte dos projetos. E fiquei encantado com a fã do BTS, que é fantástica e que me impressionou muito”, disse.

 

A segunda temporada do Aqui Se Faz, Aqui Se Doa retorna em novembro de 2021. Até lá, é possível ouvir todos os episódios em seu agregador de podcast favorito.

 

*Texto publicado no Infomoney, em agosto de 2021.

Você pode gostar também
Artigo 
17/11/2021
Quem doa é mais feliz? Ouça conversa com neurologista
Por Rodolfo Stipp Martino*   Ao fazer uma doação ou atuar como voluntário, um sentimento especial de prazer e satisfação costuma surgir ao se dar conta de que o seu gesto vai tornar a vida de alguém melhor.   Sobre essa percepção, vários estudos foram feitos pelo mundo, e os resultados sugerem que a ação de generosidade pode, sim, ter impacto positivo na saúde de…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Marcus Rashford, Dolly Parton e Percepções Públicas da Filantropia
Por Rhodri Davies, Chefe de Política da CAF*   Foi relatado essa semana que uma potencial vacina de Covid-19 com resultados iniciais de testes muito promissores foi financiada em parte por uma doação de US$ 1 milhão da lendária cantora country Dolly Parton. Essa notícia foi recebida com deleite pelos usuários de internet, que aproveitaram a oportunidade para criar uma série de memes relacionados a…
Ler mais
Artigo 
17/11/2021
Filantropia e futebol moderno
Por Andy Frain, gerente de Campanhas e Relações Públicas da CAF*   “Three Lions” pode ser, de fato, a trilha sonora da campanha da Inglaterra na Euro 2020, mas, na verdade, é o rap de John Barnes em “World in Motion” que realmente captura o espírito desse time inglês. Cínicos podem sugerir que a lenda de Liverpool estava falando de atividades em campo antes da…
Ler mais