Ver todos os episódios
#15 – Como distinguir doação de marketing?

O marketing de causa não é uma má ideia: impulsiona a cultura de doação e ainda gera recursos. Mas e quando o marketing se restringe ao… marketing? Quem confere se a doação foi feita mesmo? Será que as práticas dentro da empresa coincidem com o discurso? E cadê a transparência? Essa é a conversa com o professor Edgar Barki, da Fundação Getúlio Vargas, entrevistado do episódio.

Demos algumas dicas também de como evitar ciladas, sendo consumidor ou empresa interessada em se envolver mais com alguma causa. O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibiliza no seu site o guia Mentira Verde, voltado para coibir práticas de greenwashing, ou maquiagem verde. E o Movimento Arredondar lançou um ebook para empresas, o Como Comunicar Causas, que traz sugestões para organizações que querem levantar uma bandeira sem tropeçar no meio do caminho.

A Duda indicou os produtos (RED) como produto social da semana. Vale conhecer mais a iniciativa e buscar os produtos que chegam ao Brasil.

E a Rafa sugeriu ficar esperto na hora de comprar um produto verde ou socialmente responsável. Pesquisa, pergunte, ligue no SAC, e compartilhe com amigos as boas iniciativas.

O marketing de causa não é uma má ideia: impulsiona a cultura de doação e ainda gera recursos. Mas e quando o marketing se restringe ao… marketing? Quem confere se a doação foi feita mesmo? Será que as práticas dentro da empresa coincidem com o discurso? E cadê a transparência? Essa é a conversa com o professor Edgar Barki, da Fundação Getúlio Vargas, entrevistado do episódio.

Demos algumas dicas também de como evitar ciladas, sendo consumidor ou empresa interessada em se envolver mais com alguma causa. O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibiliza no seu site o guia Mentira Verde, voltado para coibir práticas de greenwashing, ou maquiagem verde. E o Movimento Arredondar lançou um ebook para empresas, o Como Comunicar Causas, que traz sugestões para organizações que querem levantar uma bandeira sem tropeçar no meio do caminho.

A Duda indicou os produtos (RED) como produto social da semana. Vale conhecer mais a iniciativa e buscar os produtos que chegam ao Brasil.

E a Rafa sugeriu ficar esperto na hora de comprar um produto verde ou socialmente responsável. Pesquisa, pergunte, ligue no SAC, e compartilhe com amigos as boas iniciativas.