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# 52 Matchfunding: quando a doação gera mais doação
Quando a gente fala em finanças pessoais, todo mundo sonha com aquele investimento em que você vai colocar R$100 e vai render 3 vezes o valor… São promessas tentadoras que, sabemos, não funcionam assim. Mas no social isso existe! As campanhas de matchfunding multiplicam aquilo que você doa e fazem o projeto social receber muito mais.
Quem nos falou tudo sobre essa prática foi a Tati Leite, empreendedora social, cofundadora da Benfeitoria, uma das plataformas mais tradicionais dentro do campo do crowdfunding no social. Ouvimos também a experiência do Wagner Silva, coordenador de Fomento e Apoio a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal, e do Marco Augusto, coordenador da Companhia Voar Teatro de Bonecos.A Rafa Carvalho, que agora cuida do nosso glossário, traduziu para gente o que é matchfunding: o termo surgiu da junção de duas palavras em inglês — match (combinação) e funding (financiamento). Em português, também se usa o termo “financiamento misto”. São financiamentos coletivos de projetos que combinam o investimento de pessoas físicas com empresas, fundações, institutos ou até com o poder público. A ideia é que, para cada valor doado por uma pessoa, a empresa ou organização também aporte recursos para potencializar o projeto. Em geral essa doação é 1 para 1, ou seja, se você doa R$1, a empresa também doa R$1, dobrando a captação. Mas há variações, para mais ou para menos.
A Duda Schneider, no Merchan do Bem, indicou a campanha: O Amor é Retrô e Nunca Sai de Moda, da Brastemp. Nela, a cantora Pabllo Vitar narra histórias de amor e orgulho inspiradas em relatos reais inspirados por seus seguidores. Para coroar a campanha, o frigobar clássico da marca ganhou a edição limitada Retrô Pride inspirada em algumas das cores contidas na bandeira LGBTQIA+ e possui todo o lucro das vendas revertido para a Casa Neon Cunha, uma organização da sociedade civil que presta serviços de atendimento psicológico, além de nivelamento educacional e articulação de redes a pessoas LGBTQIA+ e seus familiares. Caso o produto tenha esgotado quando você escutar esse episódio, já vale a campanha para a Brastemp lançar novamente!
Quando a gente fala em finanças pessoais, todo mundo sonha com aquele investimento em que você vai colocar R$100 e vai render 3 vezes o valor… São promessas tentadoras que, sabemos, não funcionam assim. Mas no social isso existe! As campanhas de matchfunding multiplicam aquilo que você doa e fazem o projeto social receber muito mais.
Quem nos falou tudo sobre essa prática foi a Tati Leite, empreendedora social, cofundadora da Benfeitoria, uma das plataformas mais tradicionais dentro do campo do crowdfunding no social. Ouvimos também a experiência do Wagner Silva, coordenador de Fomento e Apoio a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal, e do Marco Augusto, coordenador da Companhia Voar Teatro de Bonecos.A Rafa Carvalho, que agora cuida do nosso glossário, traduziu para gente o que é matchfunding: o termo surgiu da junção de duas palavras em inglês — match (combinação) e funding (financiamento). Em português, também se usa o termo “financiamento misto”. São financiamentos coletivos de projetos que combinam o investimento de pessoas físicas com empresas, fundações, institutos ou até com o poder público. A ideia é que, para cada valor doado por uma pessoa, a empresa ou organização também aporte recursos para potencializar o projeto. Em geral essa doação é 1 para 1, ou seja, se você doa R$1, a empresa também doa R$1, dobrando a captação. Mas há variações, para mais ou para menos.
A Duda Schneider, no Merchan do Bem, indicou a campanha: O Amor é Retrô e Nunca Sai de Moda, da Brastemp. Nela, a cantora Pabllo Vitar narra histórias de amor e orgulho inspiradas em relatos reais inspirados por seus seguidores. Para coroar a campanha, o frigobar clássico da marca ganhou a edição limitada Retrô Pride inspirada em algumas das cores contidas na bandeira LGBTQIA+ e possui todo o lucro das vendas revertido para a Casa Neon Cunha, uma organização da sociedade civil que presta serviços de atendimento psicológico, além de nivelamento educacional e articulação de redes a pessoas LGBTQIA+ e seus familiares. Caso o produto tenha esgotado quando você escutar esse episódio, já vale a campanha para a Brastemp lançar novamente!