O Brasil é um país com muitas complexidades e carências, mas que ainda confia pouco nas organizações da sociedade civil e na importância de
doar. Para nós, expandir a consciência sobre este tema é a chave para mobilizar e realizar transformações positivas e duradouras em nossa sociedade.

Somos o Instituto MOL, a frente social do Grupo MOL que usa a força da comunicação para inspirar a generosidade, conscientizar cidadãos e construir uma nação doadora.
Acreditamos que doar é algo que pode e deve ser praticado por todas as pessoas e organizações, de forma ampla e recorrente, agindo como
um instrumento da cidadania para influenciar positivamente o poder público e privado, fortalecer a democracia e unir os brasileiros em torno de causas
que promovam a equidade e a justiça socioambiental.
Para darmos vida ao nosso propósito, reduzimos barreiras e criamos formas propositivas de atuação, reforçando a credibilidade na filantropia,
produzindo histórias reais que inspiram doações, influenciando quem influencia e ocupando diferentes territórios da cultura popular.
Queremos conectar cada vez mais pessoas às suas causas e fortalecer as Organizações da Sociedade Civil, revelando todo o potencial do terceiro setor
e tornando a solidariedade algo intrinsecamente ligada à cultura do brasileiro. Vamos juntos?

Instituto MOL.
Construindo uma nação doadora.

Missão

Para que possamos potencializar as doações e seu impacto positivo, é preciso influenciar o comportamento e
ressignificar o seu papel na sociedade.

Juntos podemos destravar o potencial do
terceiro setor no país, promovendo iniciativas
que aumentam o alcance e a confiança na
cultura da doação e seu ecossistema.

Visão

Construir uma nação doadora.

Tornar a generosidade algo intrinsecamente
ligada à cultura brasileira. Um ato praticado
de forma ampla e recorrente, como um
instrumento da cidadania e consolidação
de nossa identidade política

Valores

Fazemos nosso trabalho com paixão, dedicação e excelência.

Capturamos tendências e as aplicamos para promover a cultura de doação.

Vamos juntos:
construímos relações e parcerias duradouras.

Somos criativos em lançar narrativas inspiradoras e novos formatos.

Valorizamos o doar brasileiro e
as referências da nossa cultura.

HISTÓRICO

Talvez você já conheça a MOL Impacto, referência em produtos sociais no Brasil, que em 16 anos doou mais de 65 milhões de reais para mais de 200 ONGs, por meio da venda de livros, revistas, baralhos, calendários e outros produtos com renda revertida para causas sociais.

 

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser a frente sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

 

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a MOL Impacto, referência em produtos sociais no Brasil, que em 16 anos doou mais de 65 milhões de reais para mais de 200 ONGs, por meio da venda de livros, revistas, baralhos, calendários e outros produtos com renda revertida para causas sociais.

 

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser a frente sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

 

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a MOL Impacto, referência em produtos sociais no Brasil, que em 16 anos doou mais de 65 milhões de reais para mais de 200 ONGs, por meio da venda de livros, revistas, baralhos, calendários e outros produtos com renda revertida para causas sociais.

 

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

 

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a MOL Impacto, referência em produtos sociais no Brasil, que em 16 anos doou mais de 65 milhões de reais para mais de 200 ONGs, por meio da venda de livros, revistas, baralhos, calendários e outros produtos com renda revertida para causas sociais.

 

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

 

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a MOL Impacto, referência em produtos sociais no Brasil, que em 16 anos doou mais de 65 milhões de reais para mais de 200 ONGs, por meio da venda de livros, revistas, baralhos, calendários e outros produtos com renda revertida para causas sociais.

 

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

 

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a MOL Impacto, referência em produtos sociais no Brasil, que em 16 anos doou mais de 65 milhões de reais para mais de 200 ONGs, por meio da venda de livros, revistas, baralhos, calendários e outros produtos com renda revertida para causas sociais.

 

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

 

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a MOL Impacto, referência em produtos sociais no Brasil, que em 16 anos doou mais de 65 milhões de reais para mais de 200 ONGs, por meio da venda de livros, revistas, baralhos, calendários e outros produtos com renda revertida para causas sociais.

 

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

 

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

NOSSO TIME
Fundadores

Jornalista e empreendedora social, acredita que sua missão no mundo é criar conteúdo inspirador combinado a novos produtos e modelos de negócio, que ajudem a tornar a doação um hábito recompensador para pessoas e organizações. É cofundadora da MOL Impacto, e presidente do Instituto MOL.

Administrador de empresas e empreendedor social, é cofundador da MOL Impacto, especialista em produtos editoriais que geram doações para organizações da sociedade civil, do Instituto ACP, que trabalha pelo fortalecimento institucional de organizações do terceiro setor, e do Instituto MOL, onde integra seu conselho administrativo.

Equipe
Claudia Inoue

Diretora de Criação
In

Mariana Campanatti

Diretora Executiva
In

Marina Franciulli

Gerente de Projetos
In

Ana Ju Rodrigues

Líder de Projetos
In

Júlia Cunha

Líder de Projetos
In

Glaucia Ribeiro

Designer
In

Bianca Quartiero

Captadora de Recursos
In

Luana Gomes

Analista Financeira
In

Conselho
Nathalia Arcuri

Especialista em finanças, apresentadora e jornalista brasileira. É conhecida pelo canal Me Poupe

Laila Zaid

Comunicadora, atriz e Influenciadora de sustentabilidade e clima

Cássio Aoqui

Co-fundador da ponteAponte, sócio-fundador da startup Q+ Tem Lá? e cocriador do coletivo Labô

Raull Santiago

Empreendedor, ativista com foco nos direitos humanos, mudanças climáticas, negritudes e vida na favela. Um dos fundadores da Iniciativa PIPA

Leca Guimarães

Diretora Internacional de um dos maiores festivais da América Latina, o Lollapalooza

Mariana Ribeiro

É Senior Advisor de Programas Globais at Purpose

Redes em que atuamos

Worldwide Initiatives for Grantmakers Support (Wings)

Criada em 2000, a Worldwide Initiatives for Grantmakers Support (Iniciativas mundiais para apoio de financiadores, em tradução livre) é uma rede com mais de 180 organizações espalhadas em 57 países que busca fortalecer a filantropia e a cultura de doação por meio de programas de aprendizado, intercâmbio de conhecimento e aprimoramento profissional.

Movimento por uma Cultura de Doação

O Movimento por uma Cultura de Doação nasceu para inspirar e mobilizar pessoas e organizações no propósito de enraizar a doação na cultura brasileira. Foi criado em 2012 como uma rede aberta, horizontal, democrática, composta por instituições e cidadãos interessados no tema.