O Brasil é um país com muitas carências e causas para apoiar, mas ainda confia pouco nas organizações da sociedade civil e na importância de doar.

Acreditamos que doar é um ato de cidadania, que deve ser praticado por todos e sobre o qual podemos falar abertamente: seja na mesa do jantar, no trabalho ou nas nossas redes sociais. É isso que chamamos de promover a cultura de doação.

Fundado em 2020, o Instituto MOL é o braço social da Editora MOL criado para que empresas e cidadãos doem mais, melhor e com propósito. Queremos inspirar doadores de todos os portes e causas. Vamos juntos?

Missão

Existimos para fazer cidadãos e empresas doarem mais, doarem melhor, doarem com propósito

Visão

Contribuir para o aumento das doações de pessoas físicas e jurídicas brasileiras para organizações da sociedade civil

Valores

Produzimos conteúdo criativo, diverso e socialmente responsável para estimular debates e transformar consciências

HISTÓRICO

Talvez você já conheça a Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, que em 14 anos doou mais de R$ 41 milhões a mais de 100 ONGs, por meio da venda de revistas, livros, baralhos e calendários com renda revertida para causas sociais.

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser um braço sem fins lucrativos da nossa premiada editora. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, que em 14 anos doou mais de R$ 41 milhões a mais de 100 ONGs, por meio da venda de revistas, livros, baralhos e calendários com renda revertida para causas sociais.

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser um braço sem fins lucrativos da nossa premiada editora. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, que em 14 anos doou mais de R$ 41 milhões a mais de 100 ONGs, por meio da venda de revistas, livros, baralhos e calendários com renda revertida para causas sociais.

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser um braço sem fins lucrativos da nossa premiada editora. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, que em 14 anos doou mais de R$ 41 milhões a mais de 100 ONGs, por meio da venda de revistas, livros, baralhos e calendários com renda revertida para causas sociais.

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser um braço sem fins lucrativos da nossa premiada editora. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, que em 14 anos doou mais de R$ 41 milhões a mais de 100 ONGs, por meio da venda de revistas, livros, baralhos e calendários com renda revertida para causas sociais.

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser um braço sem fins lucrativos da nossa premiada editora. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, que em 14 anos doou mais de R$ 41 milhões a mais de 100 ONGs, por meio da venda de revistas, livros, baralhos e calendários com renda revertida para causas sociais.

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser um braço sem fins lucrativos da nossa premiada editora. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

Talvez você já conheça a Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, que em 14 anos doou mais de R$ 41 milhões a mais de 100 ONGs, por meio da venda de revistas, livros, baralhos e calendários com renda revertida para causas sociais.

O Instituto MOL foi criado em 2020 para ser um braço sem fins lucrativos da nossa premiada editora. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos maiores ao contribuir para o impulsionamento da “causa das causas”: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento.

A partir desta decisão, passamos a investir na produção de conteúdo multiplataforma para ecoar a importância da filantropia na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual — costumamos dizer que doar deveria ser como votar, um ato de cidadania, que pode e deve ser praticado por todos.

NOSSO TIME
Fundadores

Jornalista e empreendedora social, acredita que sua missão no mundo é criar conteúdo inspirador combinado a novos produtos e modelos de negócio, que ajudem a tornar a doação um hábito recompensador para pessoas e organizações. É cofundadora da Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, e presidente do Instituto MOL.

Administrador de empresas e empreendedor social, é cofundador da Editora MOL, especialista em produtos editoriais que geram doações para organizações da sociedade civil, do Instituto ACP, que trabalha pelo fortalecimento institucional de organizações do terceiro setor, e do Instituto MOL, onde integra seu conselho administrativo.

Equipe
Ana Azevedo

Estagiária de Comunicação

Claudia Inoue

Diretora de Criação

Glaucia Ribeiro

Designer

Maria Eduarda Schneider

Assessora Executiva

Vanessa Henriques

Gerente de Comunicação

Conselho
Joana Mortari

Filantropa e cocriadora do Movimento por uma Cultura de Doação

Maria Izabel Toro

Gerente de Investimento Social da Raia Drogasil

Paula Fabiani

Diretora-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS)

Tammy Allersdorfer

Superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC

Redes em que atuamos

Worldwide Initiatives for Grantmakers Support (Wings)

Criada em 2000, a Worldwide Initiatives for Grantmakers Support (Iniciativas mundiais para apoio de financiadores, em tradução livre) é uma rede com mais de 180 organizações espalhadas em 57 países que busca fortalecer a filantropia e a cultura de doação por meio de programas de aprendizado, intercâmbio de conhecimento e aprimoramento profissional.

Movimento por uma Cultura de Doação

O Movimento por uma Cultura de Doação nasceu para inspirar e mobilizar pessoas e organizações no propósito de enraizar a doação na cultura brasileira. Foi criado em 2012 como uma rede aberta, horizontal, democrática, composta por instituições e cidadãos interessados no tema.