O papel da sociedade civil e da filantropia nas circunstâncias do Brasil na pandemia é abordado em um artigo da série Estudos Emergência Covid, promovida pelo GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), de 2021. O estudo foi desenvolvido tendo a fundamental importância da sociedade civil para a consolidação da democracia como uma das principais teses. Segundo o artigo, em um cenário adverso, com necropolítica e negacionismo, as OSCs conseguiram construir agendas políticas, se articular em redes e gerar respostas, com práticas e experiências baseadas em autogestão e organização comunitária.
18/08/2021
Você pode gostar também
A pesquisa foi realizada pela Iniciativa PIPA em parceria com o Instituto Nu, em 2022, teve como objetivo analisar a descentralização de recursos privados para viabilizar ações e projetos para quem está na linha de frente, apresentando um mapeamento inédito do setor e oferecendo um novo olhar sobre a realidade do Brasil.
Ler mais
O relatório do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social oferece uma análise abrangente e perspicaz do estado atual da filantropia no Brasil, destacando os desafios e oportunidades para aqueles que trabalham para criar uma sociedade mais justa e equitativa. É um recurso essencial para quem quer causar um impacto positivo por meio de doações privadas no Brasil.
Ler mais
Executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), coordenado pela Sitawi Finanças do Bem e de iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação, o estudo mensura o impacto econômico do terceiro setor para a realidade brasileira e aponta que esse corresponde a mais de R$ 220 bilhões do PIB.
Ler mais